sábado, 29 de maio de 2010

A Arte de Beber Água



O consumo de água é extremamente importante para o gato, não apenas por questões óbvias, mas também como forma de prevenção para a temida insuficiência renal. O gato é um ser originário do deserto, e para sua sobrevivência, "aprendeu" a concentrar a urina em até 1,8X, como forma de poupar água do seu organismo.

Quando está solto na natureza o gato se alimenta basicamente de pequenos roedores e pequenas aves, sendo boa parte de seu consumo hídrico proveniente da alimentação. Os gatos de hoje, que vivem a base de ração seca, acabam, muitas vezes, não repondo de maneira adequada as suas necessidades hídricas, por não terem o hábito de compensar a falta de líquidos da dieta com o aumento na ingesta de água.

Estimular os gatos a beber água não é uma futilidade, ou um cuidado exagerado, mas uma estratégia inteligente para aumentar a qualidade de vida dos peludos. Porém, para ter sucesso é importante conhecer algumas manhas dos gatos, que resumidamente são:

1) gatos amam beber água em superfícies laminares (vc já deve ter surpreendido seu gato lambendo o chão do box depois de vc ter tomado banho...)
2) gatos odeiam encostar suas vibriças (bigodes) nas laterais do pote de água
3) gatos amam água corrente (vc já deve ter surpreendido seu gato lambendo a torneira...)
4) gatos odeiam água suja

Na prática, isto significa que, potes de diâmetro pequeno não funcionam para gatos, uma vez que muitos evitam beber água para não ter o desprazer de encostar seus longos bigodes nas bordas. É bem fácil entender o por que disso! As vibriças do gato funcionam como sensores que indicam o espaço que eles têm para passar em locais apertados e funcionam como "delimitadores de espaço". Logo, ter que encostar seus bigodes na borda de um pote estreito é algo que causa uma verdadeira aflição para certos indivíduos. Uma maneira simples de evitar esta aflição é substituir os potinhos por bacias ou potes largos, o que também cria uma superfície laminar, altamente atrativa para os felinos ;-)

Trocar a água regularmente é importante, e para aqueles que curtem água corrente, uma solução excelente são as fontes para gatos. Essa minha fonte da foto é uma Cat It, a água corre de modo laminar por cima da "cúpula do cogumelo", é recolhida na base e lançada novamente sobre a "cúpula". Existe também a fonte Drink Well que tem uma espécie de torneirinha por onde a água sai, lembrando um bebedouro de fluxo contínuo.

Meus gatos são simplesmente apaixonados pela fonte deles! Fazem fila pra beber água, e na minha rotina diária eu "rego" a fonte deles ao invés de regar plantas :-D Devido ao uso contínuo, o motor da minha fonte não durou muito, o que me fez criar uma solução criativa para substituir o motor e substituir o filtro de modo econômico. Numa próxima postagem eu explico como fazer uma manutenção barata de uma fonte da Cat It.

Se vc tiver condições, adquira uma fonte para seu gato, ele ficará extremamente feliz! É uma forma simples de trazer qualidade de vida ao seu companheiro de quatro patas.

6 comentários:

  1. aqui a gente espalhou umas taçinhas destas de doces com água e os gatos adoraram...já chegou a secar de tanto q bebem água ali... no lugar ao lado da comida nem dão bola...mas parece q por ficar em lugares altos...(botei no criado mudo ao lado da cama e em cima do balcão da cozinha), eles gostam mais...

    ResponderExcluir
  2. Oie!!! Eu comprei uma Cat It do mesmo modelo q vc tem na foto!!!
    So que minha mãe colocou a embalagem junto com o manual no lixo..e agora eu não sei como higienizar a parte interna do bojo(cupula)...Vc tem como me dar um "help"??
    Estou na dúvida se tem como desatarrracvhar a base(azul) da cupula(transparente)...
    Agradeço se puder ajudar...

    ResponderExcluir
  3. Ola Dra
    Comprei recentemente um bebedouro igual ao da foto. Alguns gatos ainda estao com medo, ao passo que outros estão nadando na fonte.
    Infelizmente 2 dos meus 9 gatos ja são pacientes renais e espero que essa fonte ajude meus filhinhos.
    PARABENS PELO SEU BLOG! ALÉM DE INFORMATIVO é engraçado pq os felinos sao assim mesmo...desintegram os objetos e nos presenteiam bastanteee..rsrsr

    ResponderExcluir
  4. comprei esta fonte para minhas pequenas http://www.petmate.com/wp-content/uploads/autofeedandwater_dlxfreshflow_4_large.jpg tenho 2 gatas e uma cadelinha (porte de fox paulistinha) e adoraram. As gatas bebem a água que está em movimento...esta fonte possui um filtro que purifica a água,as tr~es passaram a beber mais água depois desta fonte. Eu achei no site www.cobasi.com.br, mas infelizmente não estão mais entregando na minha região (Pernambuco) e agora não sei como fazer para comprar o filtro de carvão para purificar a água... :(

    ResponderExcluir
  5. Denise, como você faz a manutenção da sua fonte? Estou com um gatinho que apresentou problema renal e preciso comprá-la, mas de cara dois problemas: aqui é tudo 220v e só vendem 110v (então vou precisar da sua solução pra troca de motor mesmo...) e o filtro, que tem que ser constantemente trocado, é muito caro. Como vc faz? Help! ^^

    ResponderExcluir