quarta-feira, 28 de julho de 2010

Exterminador de Pelos de Tecidos

Se tem algo muito cruel no convívio com gatos é lidar com a quantidade de pêlos que eles soltam no ambiente, especialmente sobre tecidos, que vão desde o sofá até nossas roupas.

Vocês podem imaginar que com 24 gatos eu consigo fabricar um meio gato por dia em pêlos que recolho da casa :-D Já passei por fases de total desespero, já tentei praticamente tudo que existe no mercado para eliminar pêlos. E é por isso que resolvi falar sobre os prós e contras que vejo em cada método.


A clássica escova de fita adesiva




Essa escova de fita adesiva acho que é o produto mais conhecido para retirar pêlos. Num primeiro momento a gente se encanta quando vê, pensa: "Nossa, que excelente! Isso vai funcionar!" E de fato funciona, e funciona muito bem. O grande problema dela é que como um rolo de fita, ela acaba logo! Francamente, eu não vejo vantagem em comprar uma escova dessas. Se a idéia é remover pêlos com grude, vale muito mais a pena comprar fita adesiva larga, no 1,99. Portanto, este é um produto que apesar de eficiente, eu não recomendo.

Pet Rubber



Essa invenção, particularmente, das invenções mecânicas que conheço é a que consegue remover mais pêlos. Trata-se de uma borrachinha quadrada que vai grudando os pêlos por onde passa. Mas como nem tudo é perfeito, também existem desvantagens. Assim como o rolinho de fita, a pet rubber também vai gastando com o tempo e o seu formato é anti-ergonômico, ou seja, é ruim de pegar e manipular ela. Ainda assim, acho que vale a pena ter uma guardada pros casos mais complicados.

Escova de Veludo



Sou suspeita pra falar sobre essa escova. Eu chamei ela aqui de escova de veludo, porque não sei o real nome dela. Essas escova é um clássico! Quem nasceu entre as décadas de 70 e 80, certamente teve uma dessas em casa. Eu realmente não sei qual era o seu uso, mas de fato, era bem comum. Depois disso ela sumiu do mercado brasileiro. No exterior, você encontra essa escova com facilidade e ela é vendida para remover pêlos das roupas. O mecanismo dela é muito simples, ela tem um "veludo" que dependendo do sentido que vc passa, ela gruda ou solta o pêlo. Eu revirei lojas de móveis, supermercados e pet shops procurando por esta escova, e no final consegui encontrar num petshop de Canoas, cidade vizinha de Porto Alegre. Não é nada fácil de achar, mas vale muito a pena ter uma. Pra mim, a maior vantagem dela, além de ser bastante eficiente é que ela é "de uso eterno", não desgasta com o tempo, como as outras. Além disso possui uma boa pega, pois tem um cabo, fácil de segurar. A única desvantagem que aponto deste método é que de tempos em tempos ela fica suja e é preciso lavar e deixar secar BEM antes de voltar a usar.

Pet Hair Magnet



Essa eu fiquei curiosa de ver! Estava procurando imagens pra colocar no blog de removedores de pêlos e me deparei com esse novo brinquedinho. Eu nunca tinha visto na vida. Revirei os sites dos principais pets de São Paulo e não achei nada :-( . Provavelmente ainda não chegou no Brasil. Enfim, parece ter lógica, pois os pêlos são repletos de cargas eletromagnéticas, e esse esquema funcionaria como um imã para removê-lo. Enfim, se alguém já tiver usado isso, posta um comentário. Queria muito saber se funciona tão bem como diz a propaganda.

Pet Lover - Electrolux



Saindo das soluções mecânicas e adentrando as soluções motorizadas, existe no mercado brasileiro um aspirador, chamado pet lover, fabricado pela Electrolux. Ao contrário dos aspiradores de pó que não puxam quase pêlo, esse é feito para isso, e funciona muito bem. O problema que vejo no pet lover ou em qualquer aspirador é que você tem que ter a disciplina de tirar do armário, encaixar o bocal, colocar na tomada, usar, depois limpar o filtro e guardar. Confesso que tenho preguiça pra todo esse processo :-D. O valor dele está entre 300 e 350 reais, e tem mais o gasto de luz, o que também é uma desvantagem comparado aos outros métodos. Mas pra quem não é tão preguiçoso quanto eu, e está a fim de investir em uma solução é uma excelente opção, sem dúvida.

13 comentários:

  1. Esqueceu da boa e velha havaianas! use uma com o solado limpo, passe no tecido e tchau pêlos! na verdade ela não gruda o pêlo, mas faz o pêlo soltar do tecido e virar uma bola que é mais fácil de remover!

    ResponderExcluir
  2. E eu já ouvi dizer que passar a luva amarela (aquela EPI) de borracha tira os pêlos da roupa...mas eu testei e achei bem ruim hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Falando em remover pêlos... vc conhece aquela escova eliminadora de pêlos? (não é para ambientes, mas para usar nos gatos)
    Eu tenho aqui, vou escovando, escovando e a quantidade de pêlo que sai daria para fazer o enchimento de uma almofada hahaha... se usar diariamente vai reduzindo a quantidade de pêlos soltos pela casa.

    ResponderExcluir
  4. Descobri que os pegadores de panela de silicone (proteção têrmica) são muito eficientes, principalmente se apresentarem relevo em sua superfície.

    ResponderExcluir
  5. Menina
    Estou procurando essa escova de veludo há séculos e não acho! Pode me dar o telefone d eonde achou? SOu do RJ, mas dou um jeito de pedir aí..
    soniaschmidt@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. tenho um grande desafio tirar pelinhos do meu casaco de veludo

    ResponderExcluir
  7. Achei uma escova de espuma do site da cobasi, mas não conheço.
    http://www.cobasi.com.br/ch/prod/470/218/56/nome/crescente/20/1/0.00/50.00/escova-espuma-tira-pelos---b2u.aspx

    ResponderExcluir
  8. Achei a "escova de veludo" no mercado livre por 25, + frete: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224204192-tira-plos-de-roupas-definitivo-sem-adesivo-fantastico-_JM

    ResponderExcluir
  9. Eu já testei muitas coisas:

    - Luvas de borracha natural (aquelas de pintar cabelo): São ótimas para limpar superfícies mais esticadinhas (sofás, almofadas, cobertas). É barato e é só vestir e passar. Mas deixam um cheiro horrível na mão... A vantagem é que fazem um rolinho fácil de retirar ou aspirar.

    - Coisas de silicone (tipo revestimento para pegador de panela, colher de bolo: Funcionam, mas não tão bem, pois o rendimento é menor (tem que passar e limpar mais vezes pra retirar tudo).

    - Pegador de veludo: Funciona bem, mas é chato limpar o pegador - pois os pêlos ficam grudados no veludo e quando o pegador está cheio, os pelos vão ficando na área que estamos limpando.

    - Aspirador pet lover com bocal de veludo: é o mais eficiente, pois remove bem e ainda vai aspirando os pêlos enquanto se está limpando.

    Nem precisa comprar o modelo pet lover da eletrolux. Eu recomendo comprar o mais potente da marca (com mais força de sucção) que seja compatível com esse bocal. Aí compra o bocal separado em alguma assistência ténica.

    Repetindo: para sofás, mantas ou edredons o bocal mais eficiente é o de veludo, não o de escovinha giratória.

    ResponderExcluir
  10. ehehehe...achava graça a estas coisas de pelinhos...e mulher sempre falando de cabelos em pé...devido aos pelos em roupa escura!!!! Pois agora ...não acho mesmo graça nenhuma...desde que tenho dois gatos!!!!!!!!!!!!! Pelos que nunca mais acabam!!!!! Tem dias que só apetece tosquiá-los...e ficarem pelinha lisa!!!! Mas enfim!!!! É necessário paciência!!!! O melhor que posso indicar para tirar pelos de roupa ( e eu adoro andar de preto)...é mesmo a escova de veludo!!! Comprei uma grande em Itália (não made in China)...que é ótima!!!!Do sofá...e cadeiras...o melhor mesmo é aspirador potente ( eu tenho um americano de marca Majestic, tem muitos acessórios, mas é caro (cerca de 4500 euros) aqui na Europa...mas hà pessoas que os vendem já a baixo preço, pois sua manutenção é cara assim como os filtros...pois purifica ao mesmo tempo o ar.
    Quanto aquele objeto magnético...comprei um em Inglaterra, não é barato...e funciona mal. Muito mal.
    Mas o melhor mesmo para pêlos...e de fonte seguríssima...é não ter nem cães...nem gatos...nem qualquer animal com pêlo dentro de casa!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coitado a solução dele é de um coitado mesmo não ter bichos que soltam pelos

      Excluir
    2. coitado a solução dele é de um coitado mesmo não ter bichos que soltam pelos

      Excluir
  11. Esta é pequena (muito pequena) mas é do tipo desta que comprei. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226903630-escova-tira-plos-frete-gratis-_JM
    Mas se forem em lojas que vendem veludo e tecidos a metro (dica de uma amiga minha) podem construir uma escova bem grande e barata! Inclusivé para vender aos vizinhos!!!!! Basta mandar fazer em madeira com cabo...colar o tecido na madeira...e colocar um aro ou moldura à volta onde os tecidos das duas faces se pegam! Fácil...e podém até ganhar uma graninha extra!!!! Mãos à obra!!!!!

    ResponderExcluir