quinta-feira, 6 de maio de 2010

Exorcisando Mijo de Gato

A pior parte de ter gatos é ter que lidar com o que sai deles. Cocô e xixi de gato fede, e fede muito. Pra piorar, os gatos geralmente curtem deixar "presentes" pra gente em locais estratégicos. Quem já ganhou um "presente" sabe que não há desinfetante, água sanitária ou qualquer outro produto de limpeza que consiga neutralizar o budum.

Eu faço parte de uma lista de discussões sobre gatos e através desta lista recebi um e-mail falando sobre o assunto. O e-mail me deixou curiosa porque sugeria três passos para a eliminação do fedor dos pontos de mijo de gato. Os três são:

1) Detectar pontos de mijo no escuro com o auxílio de uma luz negra
2) Limpar as poças com desinfetante comum
3) Limpar o local onde haviam as poças com enzimático

Estou louca para conseguir uma luz negra pra testar se dá mesmo pra ver o xixi...
Mas com relação aos produtos para limpar as poças posso dizer que já testei tudo, absolutamente tudo o que existe.

Até hoje as únicas coisas que conseguiram neutralizar de fato o cheiro de mijo são mesmo os enzimáticos que atuam degradando a urina. Existem várias marcas no mercado disponíveis em pet shops, já usei Enzimac, que é excelente, mas dura pouco porque é líquido. Hoje uso Smell Less, que vem em pó e vc dilui na água. Ele acaba sendo mais barato porque dura bem mais, a desvantagem é que vc não consegue usar em spray pq o pó entope a válvula, e depois que seca, vc tem que limpar a "areia" que fica no chão.

Pra não ir à falência, eu geralmente intercalo, deixando os enzimáticos só pros casos mais graves, quando é algo "leve" eu uso muito vinagre de álcool. O vinagre apesar de ter um cheiro horrível tem um efeito excelente pra remover o cheiro quando comparado aos desinfetantes e a água sanitária. Outra vantagem do vinagre é que ele é mais barato do que os produtos de limpeza convencionais e volatiza rápido, sem deixar a casa fedendo a vinagre.

Caso alguém consiga uma luz negra e se anime a fazer o teste antes de mim, deixa o comentário aqui! Eu realmente tô curiosa pra saber se funciona isso, deve ser engraçada a cena da criatura no escuro tropeçando nos gatos e catando as poças com a luz :-D Parece até coisa de medicina forense. kkkkkkkkk

24 comentários:

  1. Oi Denise! Eu 'só' tenho 10 gatos, mas, tenho fé que existe um meio de fazê-los PARAR de mijar pela casa. TEM que existir!!
    Seguindo você!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema de ter vários gatos é que eles querem marcar o território por conta do outros no mesmo ambiente, por isso sai urinando em tudo, só tenho um acho e 5 fêmeas, perdi um ultra book por excesso de urina que óxidou completamente o equipamento, já urinou na minha TV, nas paredes, sofás e por aí vai, mudei de casa só deixo eles de fora castrei e quando ocorre um acidente eu uso o vinagre e funcionou. Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. ola preciso de ajuda tenho uma gato lindo mas esta me deixando louca ele faz xixi na caixa de areia mas não deixa de fazer tambem no box do banheiro e no conto da sala se meu marido pegar vai ser uma loucura ele já é castrado por favor me da uma luz já comprei pipi gato, já dei uns tapa nele mais não resolveu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baby...não dê uns tapa nele...não adianta, gatos não reagem a esse tipo de tratamento...no máximo vai ficar revoltado com você.
      Recomendo dois produtos nos locais que ele está marcano Enzimac e Urine off.

      Excluir
  3. Oi Denise, adorei seu blog.
    hoje tenho 5 gatos adultos e 5 recém nascidos lindos, também uso o smell less, uso ele diluído e coado assim consigo usar no borrifador e evito o pozinho, uso em tudo ate pra lavar roupas, no borrifador deve ser utilizado em 24 horas mas funciona muito bem.
    Vanderléia Mira

    ResponderExcluir
  4. Denise entre: http://www.asiatronic.com, você encontra lampada UV

    ResponderExcluir
  5. Minha gatinha só faz xixi e cocô na caixa de areia. Graças a Deus não tenho problemas com odores pela casa.Mas ela já destruiu três sofás. Vocês tem ideia de como fazê-la usar os arranhadores?

    ResponderExcluir
  6. Adorei este blog,vou agora mesmo encomendar um produto deste.

    ResponderExcluir
  7. Existe um tecido que chama aquablock,que é resistente à unhas de gatos e também é impermeável. O melhor para se comprar é o da karstem.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu adotei 2 gatos..Um filhote de 3 mese (castrado) e outro adulto (de 6 anos castrado tbm) que vivia em um terreno mt grande cheio de árvores, passarinhos, etc. Os dois fazem as necessidades na caixinha mas o que está me deixando louca é o adulto que marca território pela casa... Fico de olho nele quando está dentro de casa (qd estão sozinhos ficam na varanda) Tem alguma dica... tenho usado o herbalvet...é bom mas gostaria de evitar a marcação e não ter que limpar depois...
    Tereza Raquel

    ResponderExcluir
  9. Eu coloquei a caixinha de areia do Merlim com xixi na luz negra e aparece uns pontinhos brilhando, mas não dá pra ver muito bem pq a areia absorve :( mas vi vários links na internet falando que dá de encontrar xixi, semen, saliva e sangue com luz negra...

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma gata e a minha só faz xixi na caixa o problema é que pra gente a urina já fede pra eles que sentem de longe fede mais ainda então não pode ser qualquer areia, areia lavada terra de quintal nem pensar, esperimente usar as de sílica são caros e prkmetem durar uns 20 dias e realmente elemina o cheiro na areia com isso seu gato não vai procurar outro lugar porque vai sentir a areia dele mais limpa mais tire as fezes com frequência e não deixe de trocar tida areia no prazo de 20 a 25 dias no máximo, a minha já tem 10 anos quase e nunca urinou fora da caixa

    ResponderExcluir
  11. Funciona direitinho a luz negra, estou há 3 dias limpando meu sofá depois da minha gata ter feito xixi lá. Limpo, seco, vejo se ainda tem mais manchas na luz negra, limpo de novo etc.. Aproveitei pra inspecionar outros cantos da casa e fiquei surpresa como tem marcas nas paredes, principalmente nos pontos onde tem "disputa de território" entre meus gatos, na parede ao lado da minha cama, por exemplo. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi como vc fez esse processo de limpeza no seu sofá? O que vc usou? E ficou manchas no sofá? Estou com um probleminha igual ao seu.... Aguardo resposta.

      Excluir
  12. to morrendo de dor de cabeça com o cheiro forte de urina aqui no meu microapê. Meu gatinho foi resgatado e adotado em abril deste ano, e deve ter aproximadamente uns 8/9 meses. Ele começou a urinar no sofá, fez 2 x, mesmo depois que limpei, porém não consegui tirar todo o cheiro, no outro dia, ele fez de novo. :( agora eu sinto cheiro de xixi em todos os lugares do apÊ... to desesperada, já joguei água no chão, levantei os moveis, mas o cheiro está impregnado. Pior que eu tenho problema de dor de cabeça com qualquer cheiro forte... estou há 1 semana passando mal com isso. Ñ durmo direito, pois sinto o como se estivesse queimando minhas narinas.Parece amônia. Ele foi castrado semana passada, mas hj peguei ele fazendo no chão da sala, dentro de uma caminha dele. Já lavei, joguei vinagre, depois água, depois detergente... mas o cheiro continua lá... nunca pesei q ia ficar tão mal e tão estressada com ele. Amo demais, mas está me dando nos nervos. Isso não vai parar?!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Amei o blog! Contém dicas muito úteis. Já que todas estão passando pelo mesmo problema! Estou com dez gatos. Cinco machos e cinco fêmeas. Todos castrados. O problema é resolveram marcar território. Coisa que não faziam antes. Fora os pega pra capar entre eles. Estou com os nervos abalados. Pois tenho o olfato e audição que pareço um cão de tão apurado. Adorei a dica do vinagre. Vou procurar a luz negra, e tentar resolver pelo menos parte dos problemas. Isso que dá amar os bichanos!

    ResponderExcluir
  14. alguns gatos odeiam cheiro de laranjas e limões então use o óleo da casca espremendo a casca e espirrando onde eles fazem... eles evitam o cheiro ácido. Com meu machinho funciona

    ResponderExcluir
  15. limpo urina e cocô com bicarbonato de sódio. Primeiro retiro o que conseguir e depois limpo com solução de água e bicarbonato forte, seco e coloco bicarbonato seco e deixo 24hs. Removo o bicarbonato seco e se ainda houver cheiro coloco de novo bicarbonato. Móveis tem o problema de vazar ´para dentro deles então se houver forro abaixo remova e aplique o bicarbonato por dentro também. Forre com plásticos mesmo porque se fez uma vez ali vai fazer de novo...

    ResponderExcluir
  16. não deixe que o gato tenha contato com o bicarbonato; não faz bem. Tem que protege-los do contato mas, depois que tirar o bicarbonato tudo bem

    ResponderExcluir
  17. se fizer cocô pode limpar também com água oxigenada volume 20 e depois secar com pano ou toalha de papel e colocar o bicarbonato. Bicarbonato é ótimo com cheiros, remove

    ResponderExcluir
  18. Eu comprei o urine off e o enzimac para testar. Os dois tiram bem o cheiro, mas eu particularmente não gostei do cheiro que o enzimac deixa. É muito forte e enjoativo (a ponto de eu preferir o cheiro do xixi!) O urineoff deixa um cheiro mais agradável, porém o urine off é mais caro. :( Agora comprei o urineoff concentrado, que diz que rende 3 litros. Se realmente funcionar, acredito que valha a pena, mas este não testei ainda.

    ResponderExcluir
  19. Minha gata adora fazer xixi no sofá, então, para proteger o movel, cubro com um protetor de colchão impermeável. Assim fica mais fácil, pois só preciso lavar o protetor.
    Deixo primeiro de molho (ou borrifo) no detergente diluído em água, depois faço o mesmo processo com o vinagre diluído em agua e pra finalizar lavo na máquina. O cheiro sai completamente.
    Antes usava o Urina Off, que é excelente, mas muito caro, por isso mudei o método de limpeza.

    ResponderExcluir
  20. Gente, vou salvar a vida de vcs. LISOFORM. É barato e serve pra tudo. Coloco na maquina de lavar pra tirar cheiro das roupas que uso numa suinocultura e acreditem, o cheiro é 1000 vezes mais poderoso que o cheiro de xixi de gato. O meu gatinho é um lord e nunca fez em lugar impróprio, mas os que eu resgatei já fizeram. Sempre passo o lisoform e tchau. Em qualquer supermercado tem. De nada rsrs bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se borrifar Lysoform no sofá será que inibe o gato de ir lá urinar?

      Excluir