segunda-feira, 28 de junho de 2010

Manejando Dejetos



Uma coisa que quem acompanha o blog deve já ter se perguntado é o que faço com tanto cocô de gato. Para criar tantos gatos é preciso ter uma estratégia pra lidar com isso, de modo compatível com noções básicas de saúde pública.

A primeira coisa que abandonei, lá pelo 10° gato foram as areias sanitárias. Existem areias excelentes no mercado, especialmente as brancas, de sílica, mas são muito caras. As areias mais baratas que eu podia comprar são um horror! Empesteiam a casa, e deixam a área de serviço virada em lodo. Chegou um ponto que eu estava gastando mais em areia sanitária do que em ração! Quando percebi isso achei um total absurdo e resolvi investir mais em ração e NADA nos banheiros públicos felinos.

A solução para o custo zero foi utilizar jornal como substrato. Eu virei papeleira :-D Tenho contatos e quando os níveis de jornal estão baixos eu passo e recolho de alguns prédios, fiz amizade com vários zeladores em função disso. Eles separam e deixam num cantinho pra mim. Nas horas vagas eu passo recolhendo jornal de parentes e amigos também.

No início eu aproveitava os sacões de ração pra guardar os jornais, mas ficou um nojo, pq as pestes mijavam em cima dos sacos e eu tinha que viver limpando. Até que tive a idéia de ir num brique e comprar um móvel de cozinha velho e adaptar rodinhas pra facilitar a limpeza (É esse da foto). Me lembro que na época paguei 80 reais pelo móvel e 20 reais pelas 4 rodinhas. Foi um dos melhores investimentos da minha vida! Além de ficar decente, bem melhor do que os sacos empilhados, ficou prático e higiênico. O único inconveniente é que de tempos em tempos dá revolta coletiva e eles resolvem abrir o armário e jogar todos os jornais pra fora, no meio da madrugada...

No cantinho da foto dá pra ver como eu faço com as caixas. Eu geralmente coloco umas folhas de jornal no fundo e rasgo o jornal em tiras e deixo bem bagunçado por cima. Parece trabalhoso, mas é bem rápido de fazer, não consome nem 10 minutos! O objetivo de deixar as tiras bagunçadas por cima é de fornecer um substrato que permita que eles cavem e "enterrem" as fezes e a urina. Assim, o cheiro fica menor e eles continuam apresentando o comportamento normal da espécie.

Acho que já falei isso em outro tópico quando falei da relação consumo de água e insuficiência renal... Mas de todo o modo, existe um cálculo de quantidade ideal de caixas que é N + 1, ou seja, o número de gatos mais uma caixa. Infelizmente eu não tenho condições de ter 25 caixas no meu ap, pq não sobraria espaço pra caminhar :-D
Eu tenho 7 caixas, pq é o que o espaço permite. 5 ficam na área de serviço e 2 no quarto deles. Eu limpo as caixas pelo menos 4 vezes por dia, quando acordo, antes de sair, quando volto e antes de dormir. Parece muito, mas a gente acaba incorporando na rotina sem estresse.

Tudo que sai das caixas sujas vão pra um saco de 100L e a cada 2 dias, quando o lixeiro passa eu começo um novo saco. Como é por pouco tempo, não dá tempo de dar cheiro nem nada. Apesar de volumoso o saco não fica tão pesado como se eu tivesse usando areia, e com isso o saco não rasga e eu poupo a coluna do zelador. Essas até agora foram as melhores soluções que encontrei pra lidar com os restos da Gatolândia, melhor do que isso seria se eu descobrisse uma maneira de converter cocô de gato em dinheiro. Ah se merda valesse ouro...

8 comentários:

  1. Eu também troquei a areia para gatos por jornal faz um ano. Bem melhor, era um horror ter que carregar aquele peso até a lixeira.
    Eu queria te dar uma idéia para uma próxima postagem: as esquisitisses gastronômicas dos teus gatos. Eu tenho um gato que adora côco ralado e levedo de cerveja. Esse adora "comer" cordões de roupas. Uma gata ama lamber tomates. O meu "patriarca" adora as graminhas, parece um boi pastando, muito divertido, mas faz uma baita sujeira.

    ResponderExcluir
  2. Bah! Boa idéia! Vou escrever sim sobre isso em breve! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa de merda valer ouro eu sempre pensei muito sobre isso. Como sou dada ao artesanato, sempre fiquei imaginando fazer algo com tanto cocô... uma vez vi uma reportagem sobre um criador de galinhas, que fazia anéis com cocô de galinha e ganhou muito dinheiro com isso... mas imagino que no caso dos gatos ia virar um anelão.

    ResponderExcluir
  4. Sempre fiquei pensando em como o cocô dos gatos poderia ser util. Trabalho no Departamento de Química de uma Universidade Federal e uma professora q cuida de animais daki, ja disse q nao tem o q fazer. Outras pessoas daki da minha cidade pensam nisso tb mas acho q nao tem solução. Vou experimentar jornal tb, eu mudei de casa ha 6 meses e o consumo de areia aumentou, pq agora onde estou nao tem mato. Recebi uma msg hj que a autoria é sua (No Inferno, todos vestem roupas brancas) e foi por isso q acabei achando seu blog. Fui procurar se era verdadeiro pra reenviar. Fikei admirada com sua criação de gatos. Eu tenho 15 e mais 2 cachorros, mas nao dá pra pegar mais, meu orçamento nao permite. E tem dois q ficam perto da minha sala aki na universidade q eu queria levar. Enfim... Bj pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Olá Denise, adorei seu blog, cheguei até aqui procurando uma solução para o sofá. Mas saí com mil outras idéias, inclusive essa do jornal. Sempre me incomodou muito essa coisa de utilizar a areia, até pq de algum lugar está saindo essa areia né. Não acho muito ecológico...além do peso que o pobre lixeiro precisa carregar!
    Parabéns, muito boas as suas dicas , muito lindo os seus bichanos!

    ResponderExcluir
  6. É preciso muita coragem para ter 23 gatos!
    Coragem, tempo, algum dinheiro e muito amor não haja dúvida.
    Em relação ao cheiro... não sei não. Sempre tive gatos dentro de casa... mas na altura que usava areia normal, familiares e amigos quando entravam em minha casa queixavam-se do cheiro... mas para mim não me cheirava a nada... estava habituada... =(
    Acabei por comprar silica (melhor coisa até hoje) e coloquei a caixa numa marquise arejada... só assim resolvi o problema.
    Acha mesmo o jornal uma boa opção? Bem tentar não custa... se calhar vou experimentar... =)

    ResponderExcluir
  7. Tenho 5 gatos e já sofri muito com a questão da areia, o apartamento ficava com um cheiro horrível, depois passei para o jornal, que tbm não resolveu muito o problema até que descobri a serragem MIMI CAT, comprei no pet shop Marginal de Santos e adorei...Como tenho 5 gatos, gasto 2 caixas por mes. Cada caixa custa R$ 7,00 e minha amiga compra logo de sacão, que sai mais barato ainda. Essa serragem é excelente, elimina completamente o cheiro forte de urina e pode até ser jogada no vaso sanitário. Eu coloco um punhado na bacia, quando eles urinam, a serragem esfarela e absorve a urina, deixando seco e sem cheiro...Daí, eu troco todos os dias e tiro o cocô com a pazinha...Eu não vivo mais sem ela....REcomendo a todos...

    ResponderExcluir
  8. Ah, gostaria de divulgar tbm sobre o produto que compro pra eles para eliminar as bolas de pelo...sao uns petiscos que se chama Feitiço, é ótimo porque eles eliminam as bolas de pelo pelas fezes.

    ResponderExcluir