quarta-feira, 5 de maio de 2010

Feliway



Esse produto, o Feliway é maravilhoso! Vale cada centavo investido. Ele é uma versão sintética do ferormônio felino F3 que é produzido pelos gatos e excretado pela face, na região das vibriças (bigodinhos). Esse ferormônio é o ferormônio que envia mensagens de paz e tranquilidade. Quando vc usa uma versão sintética no ambiente os gatos "entendem" que aquele ambiente é tranquilo e seguro e com isso mudam seu comportamento, reduzindo a frequência das brigas, urina e fezes fora do lugar, e também tendem a arranhar menos os móveis.

A principal indicação do Feliway é para ambientes superpopulosos, situação de mudanças, seja pela chegada ou saída de membros da família ou por mudança de endereço, chegada de novos gatos...

Quando eu li a respeito do Feliway achei que o mecanismo de ação fazia sentido, mas que de qualquer modo, parecia mágico demais o seu efeito. Levei um tempo ainda resistindo à tentação de testar pelo alto custo, até que um dia comprei a versão difusor. Eu realmente fiquei chocada! Tenho dois gatos que se abominam, a Bubble e o Bentão. Eles não podiam se cruzar pela casa que era briga na certa! Nunca entendi bem pq essa antipatia mútua, mas tava virando um inferno conviver com os dois. Depois que coloquei o Feliway na tomada as criaturas pararam de brigar! Diversas vezes encontrei os dois sentados lado a lado sem levantar uma pata, sem expor uma unha! Fiquei com a cara no chão! Por isso hoje eu sempre indico, acho que faz um bem enorme pros gatos estressados.

Eu só lamento o custo ainda ser bastante alto, um difusor custa em média 90 reais e dura de 4 a 6 semanas. Tudo o que vc tem que fazer é colocar na tomada, como esses venenos pra insetos. Além do efeito ser visível nos primeiros dias, depois da 4° semana vc começa notar que o efeito está acabando mesmo. Na minha casa as coisas não voltaram a ser como antes, mesmo tendo usado só por 5 semanas e não ter comprado mais depois, acredito que teve algum efeito residual. Talvez uma boa estratégia para não esvaziar os bolsos seja usar o difusor intercalando períodos sem o produto... Ah, outro dado importante é que um único difusor faz efeito em até 70 m². Existe também a versão em spray, mas acho que não vale a pena comprar, pois não tem tanta diferença de preço assim, e na prática serve apenas pra reduzir situações de stress em viagens, idas ao veterinário, pois não tem o efeito contínuo no ambiente como o difusor.

37 comentários:

  1. Oi Amiga Denise! Como sempre suas dicas são otimas. Adorei o produto! Será que encontro na Cobase?
    Bejos para você e para os Felinos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!
    Coloquei seu blog na barra lateral do meu.
    Bjosssssss

    ResponderExcluir
  3. é muito interessante esse difusor!
    vale a pena mesmo, pena q não tem um refil...

    ResponderExcluir
  4. Oi Gente!

    Que chique isso do meu blog estar na barra lateral do teu! hehe
    Eu ainda estou aprendendo a fuçar as ferramentas do blog. Na Cobasi tem sim! Aliás, a Cobasi é uma perdição, estive lá no ano passado, se eu morasse em SP já estaria falida hehe
    Uma das coisas mais divertidas pra mim foi ir no Pet Center Marginal de madrugada. Adorei a idéia! Aliás, foi lá que comprei o brinquedo aquele da Cat it, da bolinha que corre dentro do "túnel"

    ResponderExcluir
  5. Hum, existe o refil sim, só que economicamente não vale a pena ainda. Teoricamente a parte que vai na tomada é feita pra durar até 6 trocas de refil...

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise, descobri o seu blog e adorei!!! Tenho mais de 10 gatos e muitas idéias suas são ótimas! Adoro as fotinhos e os vídeos tb :D
    Será que vc sabe se esse difusor é o mesmo daqueles de mosquito??? Pq encontrei no ebay.com só o refil por 16 dólares, e tenho vários difusores pra mosquito. Obrigada, beijossss

    ResponderExcluir
  7. Olha não conhecia o produto!!
    Mas olha 90 reais é um roubo!!

    Encontrei no Ebay (usa) a 24$ (38 reais) com portes.
    Encontrei no Ebay (UK) a 13.95£ (36 reais) com portes.
    Sempre podes pesquisar melhor =)

    ResponderExcluir
  8. Denise, achei muito legal seu blog e meu interesse é saber onde posso comprar Feliway para usar com a minha gata. Se puder me passar essa dica, agradeço...Vlw, seus gatos são lindosss...

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga tinha um gatinho de raça, e adotou uma vira latinha (gatinha) rs quando ela chegou os dois se pegavam, ela colocou e eles se acalmaram. É muito bom

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que a postagem é antiga mas não custa tentar. Eu não entendi, depois que acaba o produto acaba totalmente o efeito?

    ResponderExcluir
  11. Oi Denise, adorei ler sua opinião sobre Feliway. u estava em dúvida se comprar ou não, mas vou tentar ver se dá certo. Tenho 5 gatas e 1 gato todos castrados, são amigos entre si, mas duas delas não suportam a chegada de visitas ou pessoas estranhas em casa, somem e ficam escondidas sem comer ou beber por dois ou tres dias, isso me mata de preocupação. Vou tentar o Feliway.

    ResponderExcluir
  12. Comprei hoje e hoje mesmo meu gatinho stressado (pela chegada de outro na casa) já saiu da toca e está todo serelepe pela casa. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  13. Será que vai resolver o chororô do meu gato, ele mia demais e muito alto e como vou mudar para apartamento tô bem preocupada agora

    ResponderExcluir
  14. A minha tb mia mto, dei a erva do gato (que custou R$ 30pila) pra ela e aquilo nem dou resultado nenhum, a gata simplesmente ficou a mesma forma. Vou tentar o feliway o ruim é o preço.. bem vamos ver, se tem alguma mudança. Se não lá se vai mais dinheiro jogado fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você usou o Feliway? Deu certo?
      Tenho 2 gatos machos, castrados, mas um deles mia muito ao entardecer, querendo sair. Eu só deixo que ele saia na coleira. Porém, até a saída para a rua, ele mia incessantemente! E o pior: ele mia durante a madrugada também!!! Queria saber se esse difusor Feliway funciona para a redução dos miados.

      Excluir
    2. Oi Juliana, essa tbem é minha dúvida pq o meu gato mia todas as madrugadas. Mas sinceramente acho que alguns gatos não deveriam viver presos, acho que isso maltrata muito eles pois querem liberdade. Já outros se adaptam bem!E a natureza felina querendo liberdade.

      Excluir
  15. Ei Denise, ótimo seu Blog. Divulguei seu artigo em nosso site, o gatito.
    Para conhecer nossos bichanos, dê-nos o prazer de sua visita: http://www.gatito.com.br/sobre/

    ResponderExcluir
  16. Oi Denise, tudo bem?
    Encontrei seu blog, qdo estava buscando informações sobre o feliway na semana passada, eu comprei, por enquanto não estou vendo resultados, mas acho que ainda preciso de mais tempo.
    Como vc tem 22 gatos, será que pode me dar uma dica? Tenho uma gata siamesa de 1 ano e ½, há 03 semanas encontramos um gatinho de 40 dias na rua, já estávamos querendo um novo gatinho para fazê-la companhia, o problema é que eles não se adaptam, ela não o persegue, se ele está longe ela fica tranquila. A grande questão é que ele dificilmente fica longe, ele está fascinado por ela, fica atrás dela o tempo querendo brincar e isso está deixando-a uma fera, ela morde ele, bate, fica soprando, grita, corre, foge dele, enfim, eles ficam assim o dia todo e mesmo apanhando ele não para.
    O meu medo é que ela o machuque de verdade, e como ele só fica trás dela, ele não deixa comer e nem usar a caixinha.
    O que posso fazer? Consegue me ajudar?
    Desde já agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  17. Não. Definitivamente esse produto NÃO é maravilhoso!!! Estou usando o difusor há um mês e tenho feito todo processo para adaptação de um novo gato numa casa que já tem dois. Todos os procedimentos. E o uso do Feliway se mostrou INÚTIL. Gastei dinheiro e não vi nenhum, repito NENHUM avanço! Queria processar a empresa por PROPAGANDA ENGANOSA! ME sinto enganado, e roubado, pois o produto custa muito caro!

    ResponderExcluir
  18. Não. Definitivamente esse produto NÃO é maravilhoso!!! Estou usando o difusor há um mês e tenho feito todo processo para adaptação de um novo gato numa casa que já tem dois. Todos os procedimentos. E o uso do Feliway se mostrou INÚTIL. Gastei dinheiro e não vi nenhum, repito NENHUM avanço! Queria processar a empresa por PROPAGANDA ENGANOSA! ME sinto enganado, e roubado, pois o produto custa muito caro!

    ResponderExcluir
  19. Vou comprar hoje, pois todas as pessoas que usaram tiveram um ótimo resultado, desde que os gatos da casa sejam CASTRADOS... foi bom ler o resultado positivo aqui também. Obrigada >"<

    ResponderExcluir
  20. EFEITO ESTRANHO - HIPER AGITACAO + DICA PARA ADAPTAR NOVO GATINHO NA CASA - oi, pessoal, na minha gatinha o Feliway teve um efeito estranho - ela ficou mesmo mais animada (ative de por a irma dela para dormir em dezembro de 2013, ela tava muito pra baixo), mas isso foi noite adentro inteira, miou que miou a noite toda. Dois dias depois me toquei e passei a tirar da tomada no cair da noite, e colocar de novo de dia, e pronto, resolvido. Nao entendo o que aconteceu com os seus gatinhos, Marcelo, mas havia gde probabilidade do Feliway dar certo sim. Mas vai ver teve alguma coisa do genero com os seus... Sabe o que minha vizinha fez pra primeira gatinha aceitar a gatinha nova? Bezuntou esta com danoninho, que a primeira gatinha amava, e deu certinho! Estou pensando em adotar uma companhia para a minha, mas no caso vou ter de bezuntar o gatinho novo com atum, porque é só do que ela gosta, rs...

    ResponderExcluir
  21. Não ficou claro nos comentários se depois de um mês de uso desse spray, eles continuam tranquilos e se dando bem. Tenho uma gatinha que é muito querida, mas se entra gato novo na casa ela se afasta e só volta a noite e muito tensa. Tem medo. Será que com esse feliway ela acalma e se acostuma ou vou ter que continuar usando isso sempre?

    ResponderExcluir
  22. Aqui não funcionou nada
    dinheiro jogado fora
    retirei um gatinho da rua,ele mia o tempo durante a madrugada e muito assustado,continuou da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  23. Aqui não funcionou nada
    dinheiro jogado fora
    retirei um gatinho da rua,ele mia o tempo durante a madrugada e muito assustado,continuou da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  24. 2 semanas de feliway spray e não fez nem cócegas no gato. Dinheiro no lixo.

    ResponderExcluir
  25. No meu caso funcionou muito. É visível como eles ficam calmos. Mas tem que ter bom senso. Se um gato acabou de chegaR, coloque o Feliway na tomada bem antes. E o novo gatinho não pode ser introduzido de imediato. Ele tem que ficar em um cômodo separado nos primeiros dias. Deixe os gatos assimilarem o cheiro de um e de outro. Não tire o Feliway da tomada. Pelo menos 30 dias de Feliway direto.

    ResponderExcluir
  26. No meu caso funcionou muito. É visível como eles ficam calmos. Mas tem que ter bom senso. Se um gato acabou de chegaR, coloque o Feliway na tomada bem antes. E o novo gatinho não pode ser introduzido de imediato. Ele tem que ficar em um cômodo separado nos primeiros dias. Deixe os gatos assimilarem o cheiro de um e de outro. Não tire o Feliway da tomada. Pelo menos 30 dias de Feliway direto.

    ResponderExcluir
  27. Aqui em casa tem havido briga entre minha gata de 3 anos, que está com cistite idiopática (devido ao stress) e o seu filho de dois anos, macho castrado. Eles até dormiam juntos e tomavam banho mutuamente. Da noite para o dia ela enlouqueceu e começou a bater nele. Coloquei o Feliway, mas ainda não fez efeito. Diz lá uma área de até 70m2, mas acho que é exagero. Minha sala tem apenas 25m2 e eles, apesar de separados (um está na caixa) passam a tempo a soprar. Hoje tivemos um descuido e eles se encontraram... foi uma guerra! Estou desanimada... será que vai resultar? Vou tentar coloca-los numa área menor, mas separados na caixa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helô, como eles estão hoje? Estou com um caso semelhante aqui em casa e minhas gatas não ficam juntas mais, também já tentamos de tudo e estou exatamente na mesma situação que você descreveu aqui.

      Excluir
  28. Comecei a usar o Feliway spray onde minha gata de um ano e quatro meses costuma deitar e o difusor na sala, onde ela passava boa parte do tempo. Ela é mãe de outra gata que crio e tem quatro meses. É implicada com a filha. Não fica perto de jeito nenhum. Ela a amamentou junto com os outros seis gatos irmãos que acabei dando pra amigos, mas há dois meses ela passou a odiá-la. Até agora o produto não deu NENHUM resultado. Parece até que piorou. Caro demais os dois. Tanto o spray quanto o difusor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus como elas estão agora? Tenho um caso semelhante aqui em casa com irmãs de ninhada que se adoravam. Todo mundo fala que gatos acabam ao menos se tolerando, estou tão confusa com o comportamento dos felinos!

      Excluir
  29. Socorro! Comecei a usar Felliway e a gata dona da casa começou a dar uns miados altos pela casa e a acordar de madrugada miando desse jeito. Isso é normal ou teve efeito inverso?!

    ResponderExcluir
  30. Vou me mudar para outra cidade a 150 km de onde estou e , lógico, meus três gatos vão junto kkk...Sempre!!!
    Adorei essa dica!! Me tranquilizou pq estava super preocupada de estressa- lista, já que são caseiros e medrosos.
    Nessa situação seria melhor o Spray,né? Espirrar nas caixas de transporte, seria isso? E na casa...
    Se puder me orientar eu agradeço! 😊😘
    Obrigado

    ResponderExcluir